top of page
Buscar

Flocos de isopor: a economia sustentável!

Já falamos um pouco sobre outros materiais de isopor, uns mais conhecidos, outros menos. Chegou a hora de falar desse produto que se destaca por sua utilidade e versatilidade.


Os flocos de isopor, também conhecidos como poliestireno expandido (EPS), são um material plástico leve e resistente amplamente utilizado em diversas áreas, incluindo embalagens, construção civil e decoração.


Os principais usos dos flocos de isopor é como material de enchimento em travesseiros, almofadas e proteção de equipamentos. Mas hoje ele tem se tornado uma escolha popular na construção civil devido à sua leveza, isolamento térmico e acústico e toda sua versatilidade.



Na construção civil:


Em relação à leveza, o uso dos flocos de isopor na construção civil tem como principal benefício a redução do peso da estrutura. Essa característica é particularmente importante em projetos de grande porte, como prédios e pontes, onde a redução de peso pode significar economia nos custos e diminuição do risco de sobrecarga na estrutura.


Outra vantagem dos flocos de isopor na construção civil, que já vem como consequência, é seu alto desempenho como isolante térmico e acústico. Devido à sua composição celular fechada, o poliestireno expandido tem a capacidade de restringir a transferência de calor e som. Esse isolamento térmico é particularmente importante em climas quentes ou frios, onde a economia de energia é necessária para manter o conforto térmico dos ocupantes.


A gente sabe que o isopor no geral é extremamente versátil, podendo ser utilizados em diversas aplicações na construção civil. Eles podem ser usados como enchimento de lajes e paredes, como isolamento de telhados e coberturas, e em sistemas de construção leve, como casas pré-fabricadas. E o floco de isopor é o supra-sumo disso, podem ser combinados com outros materiais, como concreto e argamassa, para formar uma mistura leve e resistente. Essa mistura pode ser usada principalmente para nivelamento de piso, o que traz uma vantagem absurda frente à outros materiais, como por exemplo a vermiculita (argila expandida) ou até mesmo o carvão mineral, que inclusive é proibido pelo IBAMA de ser utilizado em obras.


Temos aqui uma tabela de preparo de um concreto leve, com diversas densidades nominais por m³.

Vale lembrar que é importante ir adicionando o isopor aos poucos à mistura, para facilitar seu trabalho e obter um melhor resultado.



Muito em breve teremos uma tabela comparativa com o m² do floco de isopor x vermiculita (argila expandida). Comparando o peso entre esses dois materiais.


Responsabilidade ambiental - Isonor sai à frente.


É importante destacar que o uso do EPS na construção civil também apresenta alguns desafios ambientais. O poliestireno é um material não-biodegradável que pode levar

centenas de anos (estima-se pelo menos 200 anos) para se decompor na natureza. Por isso, é importante que as empresas

e consumidores adotem práticas sustentáveis em relação ao uso dos flocos de isopor, como a reciclagem e a redução do consumo, para minimizar os impactos ambientais e promover um futuro mais sustentável.


A Isonor é uma das pioneiras no Nordeste, e a única no estado de Alagoas que realiza a reciclagem do EPS, retirando toneladas desse material do meio ambiente.



Desde 2010, somam-se cerca de 15 toneladas de isopor reciclado. Incluindo EPS que foram retirados dos lixos e assentamentos; mas também EPS que iriam para tais lugares. Acreditamos que a reutilização desse material é a chave para garantirmos um futuro melhor para todos que amamos e essa é uma de nossas missões aqui como instituição.


Trabalhando em conjunto com órgãos relacionados ao meio ambiente e cooperativas, conseguimos cada vez mais coletar com eficiência e redirecionar esses materiais tornando-os úteis novamente.



Você tem alguma dúvida? Já utilizou o floco de isopor? Conta pra gente!




116 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page