Tá aí, um produto que você precisa conhecer!
A lajota de isopor é mais um super produto que você encontra na Isonor Alagoas.
Como o nome já diz, essa placa substitui a lajota convencional de alvenaria/tijolos.
É um produto que vem pra facilitar em diversos aspectos, trazendo muitas soluções para sua obra.
Nós aqui da Isonor Alagoas trabalhamos com esse material e somos os precursores na disseminação desse produto no estado de Alagoas.
De lá pra cá:
Maceió foi a primeira capital do Brasil a construir uma laje treliçada com isopor. Mas ainda assim, seu uso ainda era muito reduzido.
Nesses 13 anos, conseguimos disseminar bastante a utilização da lajota de isopor,
mas pretendemos ir além e levar esse produto para todas as obras que estão por vir.
É nossa obrigação levar a informação de que esse produto veio, há muito tempo, revolucionar a construção civil.
Quais são os benefícios?
Vamos lá, tem muita coisa aqui pra te dizer:
Isolamento térmico:
O EPS é um dos melhores isolantes térmicos que temos na atualidade. Sabe a caixinha
térmica de isopor?
Pois bem, esse é um belo exemplo da eficácia do EPS para isolamento e conservação de temperatura.
É a queda de temperatura é evidente e temos diversos relatos de clientes que nos contam da sua satisfação com relação ao custo-benefício que tiveram com o produto
Isolamento Acústico:
O isopor também se mostra muito eficiente no que se diz respeito a isolamento acústico. Após a laje finalizada, ele vai proporcionar um conforto acústico, reduzindo até 40% do barulho do pavimento superior.
Um engenheiro do grupo Knauf Isopor explica que para ter um isolamento eficaz são três
camadas que se chama de MASSA-MOLA-MASSA. Ou seja, uma camada de concreto (massa), a lajota de isopor (mola) e finalizar com reboco, ou qualquer outro material para finalização (massa).
Leveza na obra:
Esse é um dos fatores mais determinantes para a aquisição de uma lajota de isopor.
Fizemos um comparativo com os valores aproximados de uma obra utilizando lajotas de isopor e lajotas de cerâmicas. Você pode ver essa tabela clicando aqui.
A diferença no peso da obra é gritante!
A obra com EPS é mais de 70% mais leve que a obra utilizando cerâmica. Isso significa uma redução de mais de 10 toneladas em uma laje de 200 m².
Mas o que uma lajota mais leve significa?
Bom, o fator principal que estamos falando aqui é segurança e economia. Uma obra mais leve significa uma obra com menos peso nas estruturas de sustentação de uma edificação.
Com menos pesos, temos menos sobrecargas, o que poderia comprometer a estrutura. Por isso, as construtoras buscam a todo tempo recursos para amortizar esse peso que seria aplicado nas suas obras.
Mas e a economia, onde entra? Bom, menos peso nas estruturas, menos concreto na fundação. Uma coisa vai levando a outra, é uma bola de neve.
E essa é apenas UM dos diversos meios que a lajota de EPS acaba proporcionando economia. Tem muito mais.
Obra rápida:
Ao construir com lajota de EPS significa que você terá sua obra finalizada mais rápido. Finalizar sua obra mais rápido, significa que você economizará com diárias de funcionários (pedreiros e ajudantes).
A praticidade e economia vem desde o dia que a lajota chega até o dia que a lajota é finalizada. Sabe por quê?
Como colocamos em nosso comparativo (clique aqui) para uma lajota de 200 m², com 4 homens descarregando um caminhão, você demorará 5 horas para descarregar todas as 2626 lajotas. Já o EPS é possível descarregar em menos de 1h30.
Sem falar no enchimento da laje, cura de concreto (que é muito mais eficaz na lajota de isopor). Quando se soma tudo e coloca na ponta do lápis, a diferença é gigante.
Obra com muito menos resíduos:
E finalizando esse post sobre lajota de EPS, obras com isopor tendem a ser muito mais limpas e organizadas. Os resíduos descartados nessas obras são até 25% menores do que obras com outros materiais.
Isso significa mais organização, menos gasto com empresas de recolhimento de lixo, além de um maior aproveitamento do material adquirido.
Quando a gente fala de EPS/Isopor em obras, muitas dúvidas surgem e as principais são:
“Mas essa obra é segura?”
Sim, essa obra é absolutamente segura. Costumamos até dizer que quando o concreto de QUALQUER LAJE, seja isopor, seja cerâmica, curar, você pode arrancar todos os tijolinhos que eles já não têm funcionalidade alguma. Em questão de segurança, após a cura do concreto, ele é quem segura aquela estrutura.
Estruturalmente, o EPS e a cerâmica não tem mais função, porém o EPS continua sendo útil com suas propriedades isolantes.
“Quais são os riscos?”
Os riscos e cuidados devem ser iguais a qualquer obra. Seja no transporte do material, na locomoção na laje, através de passarelas, seja no enchimento com cuidado para não danificar as placas. Mas são cuidados que se tem que ter em qualquer tipo de obra.
Inclusive, vocês podem baixar essa cartilha com passo a passo para construção da lajota de EPS, com todos os cuidados e dicas importantes para execução.
“Como o isopor vai me ajudar a economizar na obra?”
Essa é uma dúvida muito recorrente e ela foi um dos fatores principais para a criação desse post. Apesar de estar muito consistente no mercado, ainda surgem muitas dúvidas sobre quais as economias esse produto pode proporcionar ao consumidor.
“Qualquer pedreiro sabe trabalhar com isopor?”
O ideal seria conversar com o seu profissional e perguntar se ele tem alguma experiência com esse material. Caso não, nós estamos à disposição para retirar quaisquer dúvidas referente a lajotas de EPS e obras com isopor.
Apesar do processo ser semelhante, há algumas diferenças cruciais no tocante a execução da obra.
E aí, ficou com dúvidas?
Comenta aqui abaixo!
Faça já um orçamento conosco através do número 82 3376-2254
Achei super interessante. Realmente conhecia muito pouco sobre esse material.